Melhor Ar-Condicionado Split

Objeto de desejo da maioria das famílias, um bom ar condicionado pode fazer diferença na qualidade de vida das pessoas. Mas qual o melhor ar-condicionado split?

Entre os condicionadores de ar split existem os que tentam entregar um produto barato, assim como aqueles que almejam a excelência.

Nesse sentido pretendemos lhe mostrar as melhores opções do mercado, incluindo, ao menos uma, opção barata (mas ainda boa).

Veja que a lista de melhores ares condicionados pode se confundir com uma lista de melhores marcas de ar condicionado. O que para as duas marcas no topo da lista pode ser verdade, mas não é tão proporcional à medida que descemos a lista.

Limitamos nosso artigo a análise dos modelos de 9000 e 12000 btus, pois entendemos que são os produtos que a maioria procura.

Qual o melhor ar condicionado de 2020?

1º – Ar Split Daikin InverterO Melhor Ar Split
2º – Ar Split Fujitsu InverterMuito bom, mas muito caro
3º – Ar Split LG Dual InverterTop de linha da LG
4º – Ar Split Gree InverterInverter Custo-Benefício
5º – Ar Split Samsung MAx Plus Bom e barato
6º – Ar Split Electrolux Ecoturbo Barato e Bom

1° – Ar Split Daikin Inverter

Os condicionadores de ar da Daikin são exemplo de marca que preza por um produto longevo e de maior qualidade. Única empresa que garante 2 anos no produto total e 5 anos para o compressor.

A tecnologia é japonesa, mas a fabricação é brasileira. São dois modelos Advance e Advance Plus (dentre essas opções você tem os de 9000 btus, 12000btus, quente e frio, somente frio,…).

A diferença é pequena entre os dois: os equipamentos plus possuem um controle em que o visor acende no escuro, enquanto o advance apenas o botão de desligar fica aceso a noite.

Outras diferenças é que os modelo mais caros apresentam: filtro desodorizador, timer 24 horas (no básico é regressivo) e modo hotstart para acelerar o resfriamento ou aquecimento.

Mas e o consumo?

Quanto a economia de luz o modelo básico consome: 758 Wh para a versão de 9.000 btus e 1026 Wh para a 12000 btus em resfriamento.

Nos modelos “Plus” é ainda mais economico: 632 Wh e 1014 Wh, para 9000 e 12000 btus, respectivamente. Classificação A de economia!

Em relação aos ruídos emite entre 21 db e 37 db no modelo Advance Plus e entre 19 db e 42 db no Advance. Um pouco menos ruído que as outras alternativas do mercado desse nível.

O preço é superior a maioria dos splits de potência equivalente, mas não possui o “ágio” pela tradição como o Ar Split Fujitus. Ótima opção se você quer um produto superior a maioria das opções do mercado.

Atualização: comprei na black friday de 2018 uma unidade de 9000 btus, extremamente silencioso e resfria rapidamente. Muito mais silencioso que o Libero e+ que tive e que supostamente emite o mesmo nível de ruído (19db).

Esse silêncio, quase absoluto, dá uma boa sensação como se a máquina funcionasse redonda e de forma eficiente.

Utilizei em um quarto de aproximadamente 9m2, mas às vezes mantenho as portas abertas para resfriar todo o apartamento de 38m2. E até que ajuda! O quarto fica extremamente agradável e o restante dos ambientes tem a temperatura levemente reduzida.

Prós

  • Econômico, classificação A
  • Silencioso
  • Ótima Qualidade de Construção
  • Grande Durabilidade

Contras

  • Preço um pouco acima da média

2° – Ar Split Fujitsu Inverter

Os condicionares de ar da japonesa Fujitsu primam pela excelência de construção e durabilidade. Fazendo uma analogia aos automóveis, a Fujitsu é a Mercedes Benz do mundo do ar condicionado.

Você pode até ter mais funcionalidades em modelos de outras marcas, mas qualidade excepcional você encontra neles.

Em relação as características técnicas todos os modelos que encontrei possuem classificação A em consumo de energia elétrica.

Ficando em 1130W/h para o modelo de 12.000 btus e 740 w/h para o modelo de 9.000 btus. Algo comum na maioria dos split inverter. O ruído emitido pela evaporadora fica entre em 21 e 43 DB, o que é muito silencioso.

Mas é tudo perfeito?

Não exatamente! Os modelos de ar condicionado da Fujitsu são os mais caros do mercado.

Outro ponto que pode ser visto como negativo: é que é essencial a instalação do aparelho pela assistência técnica autorizada da marca, sob pena de perder a garantia. A marca é bem rígida nesse quesito.

Prós

  • Melhor qualidade construtiva
  • Grande durabilidade
  • Econômico, classificação A
  • Silencioso

Contras

  • Preço muito alto

3° – Ar Split LG Dual Inverter

LG Dual Inverter

Os ares condicionados da LG apresentam boa qualidade de construção e beleza. Mais especificamente as versões que integram a linha Dual Inverter possuem qualidade e tecnologia superior.

Tenho experiência com aparelhos da marca, tive um modelo mais antigo por cerca de cinco anos que nunca me causou problema algum.

Se trata de um ar condicionado bastante silencioso e com boa potência de resfriamento ou aquecimento. Além disso a função Jet Dry que serve para desumidificar o ar também funciona muito bem.

Assim como no modelo anterior o controle remoto não possui nenhum tipo de iluminação. Isso atrapalha um pouco já que é quase impossível utilizá-lo à noite sem precisar levantar da cama e acender a luz.

É comum a necessidade de reduzir a potência do aparelho no meio da noite já que a temperatura natural do ambiente cai bastante também.

A marca informa que o nível de ruído do aparelho varia de 19 até 39 Db. Mesmo do modelo anterior, condiz com o que percebíamos na prática.

Em termos de consumo também temos métricas médias, são 815Wh na versão de 9000 BTUs e 1085 Wh na de 12000.

Para garantia a marca trouxe um atrativo a mais no lançamento do Dual Inverter. Agora são 10 anos de garantia para o compressor.

Sem dúvidas o modelo é uma boa compra já que geralmente custa um pouco menos que os modelos da Daikin e muito menos que os da Fujitsu.

Prós

  • Silencioso
  • Econômico
  • Boa qualidade e durabilidade

Contras

  • Controle sem iluminação

4° – Ar Split Gree Inverter

Os splits da Gree são de boa qualidade, pela tabela de eficiência do INMETRO todos os modelos da marca apresentam classificação A.

Esse modelo em especial consome 805Wh na versão de 9000 btus. Já tive um modelo de ar Gree de 18000 btus em meu escritório, em alguns anos de uso nunca apresentou um problema.

Então tenho uma visão de durabilidade relacionada a marca.

O controle continua o mesmo a muitos anos, é funcional, mas sem as vantagens de um visor iluminado.

O nível de ruído informado é o ruído máximo, de 37 db no entanto podemos inferir um ruído menor nele que nos aparelhos que não são inverter.

É um bom ar condicionado para quem quer um inverter sem investir tanto quanto nos modelos do topo de nossa lista.

Prós

  • Econômico
  • Bom preço para inverter
  • Boa qualidade e durabilidade

Contras

  • Básico: poucas funcionalidades

5° – Ar Split Samsung Max Plus

O ar condicionado Samsung Max Plus apresenta boa qualidade apesar de ter foco no baixo custo.

Ele consome 812Wh, o que lhe confere uma classificação A de consumo conforme o INMETRO. Em relação ao nível de ruído emite entre 27 db e 37 db na parte interna do aparelho.

Em torno de 6db a mais que aparelhos mais tecnológicos no modo silencioso.

Essa diferença apesar de pequena é significante se você busca conforto na hora de dormir.

A versão 2018 do aparelho apresenta a funcionalidade Vírus Doctor que promete eliminar 99% das bactérias.

Então preste atenção na hora de comprar.

Em contrapartida o aparelho é barato, o que permite ótimo custo-benefício! Boa alternativa se você não pode arcar com o investimento maior de aparelhos mais modernos.

Prós

  • Barato
  • Econômico, mesmo sem ser inverter

Contras

  • Um pouco mais barulhento que os inverter

6° – Ar Split Electrolux Ecoturbo

Esse é um bom ar-condicionado de baixo custo, portanto não é inverter.

Por esse motivo possui consumo bem superior as alternativas com tecnologia inverter: consome 815 Wh na sua versão de 9000 btus.

Classificação A do Inmetro, mesmo sem ser inverter.

Não conseguimos encontrar nenhuma informação sobre nível de ruído sobre esse produto, possivelmente emite ruído consideravelmente superior as alternativas com compressor inverter.

Todos os relato de proprietários que encontramos levam a crer que esse ar é uma boa alternativa se você tiver orçamento reduzido.

Se não tiver saída quanto ao orçamento e precisa de um ar condicionado que refrigere bem, esta é a alternativa.

Prós

  • Barato
  • Consumo baixo, apesar de não ser inverter

Fonte: Guiados melhores

Deixe um comentário